É falsa a notícia que Guarabira seria o município que mais fez testes para o coronavírus na Paraíba

Nos últimos dias circulou uma notícia em que dizia que Guarabira é a cidade com o maior número de testes feitos em toda a Paraíba. A informação, no entanto, não é verdadeira. O Outra Fonte consultou um matemático para realizar o cálculo. O resultado mostra que, na verdade, com os dados da Secretaria Estadual de Saúde, Guarabira, proporcionalmente, apresenta o maior número de testes.

No entanto, é a cidade de João Pessoa que mais realizou testagem. Segundo os dados da Secretaria Estadual, o município fez 35.456 testes, seguindo por Campina Grande, que realizou 16.736, e Guarabira, com 5.614.

Comparando as cidades de João Pessoa, Campina Grande e Guarabira, observa-se que Guarabira foi o município que mais ofereceu testes do novo coronavírus proporcional ao número de habitantes.

No cálculo é levado em consideração o número de testes realizados pelo número de habitantes do município.  Realizado uma análise comparativa, foi constatado que Guarabira é o município que apresentou maior porcentagem de testes feitos, sendo 9,6%, enquanto Campina Grande e João Pessoa apresentaram os menores valores, 4,7% e 4,9%, respectivamente.

Foi feito apenas o cálculo das cidades de João Pessoa, Campina Grande e Guarabira.

Vejamos os cálculos

Guarabira

X(%) = 5.614 x 100/58.492 = 9,6 %

Campina Grande

X(%) = 16.736 x 100/355.014 = 4,7 %

João Pessoa

X(%) = 35.456 x 100/720.954 = 4,9 %

Esse dado leva em conta apenas as informações divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde. Se for feito o cálculo com os dados do município, São José do Sabugi, por exemplo, aparece, proporcionalmente, como uma das cidades que mais fez testes na Paraíba, inclusive sobrepondo Guarabira. De acordo com o prefeito da cidade, 1.000 testes foram aplicados na população.

Resumindo, a notícia não é verdadeira, no entanto, considerando o fator proporcional, de fato Guarabira aparece como a cidade da Paraíba com mais testes aplicados. Mas é João Pessoa, em números gerais, que mais testou em todo o Estado.

Compartilhe

Leave a Comment

error: Este conteúdo está protegido!