Laços de família: politica de Guarabira como um negócio particular

Como boa parte do país, o investimento na política é um bom negócio e, em sua maioria, envolve parentes ou integrantes da família. Basta ver a linhagem deixada por Zenóbio Toscano, que primeiro se lançou para a política e depois contribuiu para o ingresso da filha, Camila Toscano (PSDB), e a esposa, Lea Toscano (PSDB).

Da mesma forma ocorre com a família Paulino. Tudo começou por Roberto Paulino (MDB), e quase simultaneamente fez Fátima Paulino (MDB) e Raniery Paulino (MDB), esposa e filho, respectivamente, atuarem na política. Entra nesse bloco a vereadora Michelle Paulino (MDB), integrante da família.

As duas famílias são conhecidas pela atuação na família. A novidade é chegada Teotônio (PDT). Antes de se lançar pré-candidato, sua esposa, Neide de Teotônio (PDT), foi eleita vereadora, iniciando a jornada política da família. Se eleitos, ambos serão as forças políticas com maior expressividade.

Beto Meireles também figura o quadro da política como negócio familiar. Recentemente lançado como pré-candidato, Beto Meireles (Cidadania), em outros tempos vereador de Guarabira, teve seu filho lançado à candidato, Renato Meireles (Cidadania), elegendo-se vereador.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Marcelo Bandeira (PDT), teve há pouco tempo a esposa, Mônica Bandeira (PDT), eleita presidente do partido por qual será novamente candidato.

Ainda há, nessa seara política, a presença do vereador Jáder Filho (Pros), atual vereador e filho de Jáder Pimentel, ex-prefeito de Guarabira. Meses atrás foi ventilado na mídia que sua esposa poderia ser candidata a vereadora.

Um pouco cansativo, mas a lista continua com Marcos de Enoque (PDT), que é atualmente vereador, seguindo os passos do pai, Enoque, vereador por vários mandatos.

Há pelo menos sete famílias atuantes na política guarabirense, distribuídos em cinco partidos. Em nível municipal ou estadual, como é o caso das famílias Toscano e Paulino, tornaram o poder público um bem particular.

Compartilhe

Leave a Comment

error: Este conteúdo está protegido!